CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

13 dezembro 2010

Deutsches Museum - Munique, Alemanha



O Museu Alemão - Deutsches Museum, foi fundado na cidade de Munique, na Alemanha, em 1903 pelo engenheiro Oskar von Miller (1855-1934) e seu acervo é voltado principalmente ao campo das ciências exatas e da tecnologia, preocupando-se em retratar o desenvolvimento histórico do conhecimento científico e tecnológico. O edifício foi aberto ao público em 1925, construído sobre uma ilha do rio Isar, em Munique, e a partir daquele ano passou a aumentar continuamente as suas instalações e acervo. O Deutsches Museum não é um museu estatal, mas uma instituição pública independente.

Em suas exibições, o museu traz originais e reproduções de máquinas e aparatos de importância histórica, além de vários modelos e demonstrações práticas de funcionamento. Muitos deles podem ser operados pelos próprios visitantes e outros são representados juntamente com os trabalhadores reais que utilizam, ou utilizavam, tais peças no cotidiano. Representações de fábricas e oficinas, em escala quase real, proporcionada pelos dioramas, dão uma boa concepção das condições de trabalho e desenvolvimento industrial ocorrido com o passar dos anos.

Os arquivos do Deutsches Museum são uma das mais importantes coleções de história da ciência e tecnologia da Europa, constituindo-se de 4,3 quilômetros de documentação. A coleção do arquivo engloba as áreas de transporte, aeronáutica e astronáutica, e história da física e química.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o edifício do Museu teve quase 80% de suas construções e 20% de seu inventário destruídos, mas com o apoio de diversos colaboradores, conseguiu recuperar completamente o seu acervo.

Rethalhado do site: http://www.deutsches-museum.de/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...