CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

08 dezembro 2010

Museu Nacional de Arte Antiga - Portugal


Localizado em Lisboa, Portugal.O museu está instalado num palácio do século XVII construído para os condes de Alvor. Este edifício é também chamado de Palácio de Alvor-Pombal.
Inaugurado em 1884, com a designação de Museu Nacional de Belas-Artes e Arqueologia, sendo o José de Figueiredo responsável pela sua organização e mais tarde nomeado seu primeiro director.
Actualmente o museu é conhecido por Museu das Janelas Verdes, pois é essa a cor das suas janelas. Em 1940 foi construído um anexo, que inclui a fachada principal. Este ocupou o lugar do Convento Carmelita de Santo Alberto, destruído pelo terramoto de 1755. A única coisa que resistiu foi a capela, agora integrada no museu.
O Museu contém a maior colecção de pinturas de Portugal, com destaque para as obras religiosas de artistas portugueses. A maioria das peças proveio de conventos e mosteiros depois da supressão das ordens religiosas em 1834. Possui também muitas peças de escultura, prata, porcelana e artes aplicadas, incluindo a Custódia de Belém e a Custódia da Bemposta, dando uma visão geral sobre a arte portuguesa desde a Idade Média até ao século XIX, completada com boas peças orientais e europeias. O tema dos descobrimentos está sempre presente, ilustrando as ligações de Portugal ao Brasil, África, Índia, China e Japão.
O acervo é de cerca 2200 pinturas de origem nacional e europeia, com destaque para as obras religiosas de artistas portugueses, que vão desde o século XIV aos anos vinte do século XIX, 3200 peças de ourivesaria portuguesa e francesa do século XII ao XIX. No que toca ao mobiliário, composto por 1700 peças, é possível encontrar raridades portuguesas, europeias e orientais. Já a colecção de cerâmica inclui 7500 peças em faiança e porcelana de várias origens e de fabrico nacional, europeu e oriental. Também são numerosos os têxteis, com 4500 peças em exibição rotativamente.

Site oficial: http://www.mnarteantiga-ipmuseus.pt/

Rethalhado da wikipédia

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...