CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

21 dezembro 2010

Piratini/RS – Definido o restauro do Museu Farroupilha



O Governo do Estado dará aporte financeiro para a restauração do Museu Farroupilha, localizado no município de Piratini. Através da Associação de Amigos do Museu será feito um convênio a fim de receber verbas do BNDES para as obras.

Para definir o convênio e o projeto de restauro o secretário de Estado da Cultura, Cézar Prestes, junto com a Diretora do Sistema Estadual de Museus, Simone Monteiro, esteve em Piratini nessa quinta-feira (23).

O secretário participou de reunião com o Presidente da Associação de Amigos do Museu, Otávio Madruga Alves, para comunicar o aporte financeiro do Governo e definir o formato do convênio com o BNDES. Também esteve com o Prefeito de Piratini, Vilso Agnelo Gomes e acertar o depósito do acervo no prédio sob guarda da Prefeitura, para que seja abrigado de forma segura durante o período de restauro do Museu.

No prédio onde será depositado o acervo, terá um ambiente com uma sala para uma mostra de peças significativas e informações sobre o andamento da obra para que a comunidade continue a relação com o Museu e tenha acesso as informações sobre o restauro.

O secretário da Cultura, Cézar Prestes, conversou ainda com a Professora Nóris Leal do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) para que os alunos participem do processo de acondicionamento, inventário e transporte do acervo do Museu Farroupilha para o local a ser depositado, propiciando uma atividade prática aos alunos. Em uma parceria da universidade com a SEDAC as peças que necessitarem restauro vão ser levadas para a universidade a fim de que os alunos dos Cursos de Museologia e Conservação e Restauro, orientados pela Professora Restauradora Andrea Bachetini, realizem as atividadess práticas de restauro para a preservação do acervo.

Aproveitando a visita na região, o secretário Cézar Prestes esteve também em Pelotas, onde realizou encontro com os organizadores da Feira do Livro da cidade. O Secretário aceitou o convite para a abertura do evento no dia 29 de outubro e também a participação do Instituto Estadual do Livro no evento. Além disso será feita uma divulgação conjunta com A Feira do Livro de Porto Alegre.

Museu Farroupilha

O Museu Histórico Farroupilha foi criado no governo de Ernesto Dornelles, em 11 de fevereiro de 1953. A escolha de Piratini para sediar o Museu decorre do fato de o município concentrar o maior conjunto arquitetônico tombado pelo Patrimônio Histórico, em âmbito estadual e nacional.

Em seu acervo encontra-se um conjunto de peças de diferentes épocas, de diversos temas: são objetos pessoais de Bento Gonçalves, telas sobre a Guerra dos Farrapos, mobiliários do século XIX, moedas do período colonial até os nossos dias, objetos do cotidiano, máquinas de costura, xícaras, talheres, palmatórias, fardas, armas, vestuários, imagens sacras, entre outras.

Rethalhado do site:http://www.defender.org.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...