CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

11 abril 2011

Breve história do Rococó & Neoclassicismo

Rococó 
       Rococó é o estilo artístico que surgiu na França como desdobramento do barroco, mais leve e intimista que aquele usado inicialmente em decoração de interiores.
        Desenvolveu-se na Europa do século XVIII, e da arquitetura disseminou-se para todas as artes. Vigoroso até o advento da reação neoclássica, por volta de 1770, difundiu-se principalmente na parte católica da Alemanha, na Prússia e em Portugal.
       Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã (as fêtes galantes) e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro italiano da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos e molduras.
        O termo deriva do francês rocaille, que significa "embrechado", técnica de incrustação de conchas e fragmentos de vidro utilizadas originariamente na decoração de grutas artificiais.
Na França, o rococó é também chamado estilo Luís XV e Luís XVI.
Características gerais:
       · Uso abundante de formas curvas e pela profusão de elementos decorativos, tais como conchas, laços e flores.
        · Possui leveza, caráter intimista, elegância, alegria, bizarro, frivolidade e exuberante.

Neoclassicismo
       Nas duas últimas décadas do século XVIII e nas três primeiras do século XIX, uma nova tendência estética predominou nas criações dos artistas europeus. Trata-se do Neoclassicismo (neo = novo), que expressou os valores próprios de uma nova e fortalecida burguesia, que assumiu a direção da Sociedade européia após a Revolução Francesa e principalmente com o Império de Napoleão.
Principais características:
- Retorno ao passado, pela imitação dos modelos antigos greco-latinos;
- Academicismo nos temas e nas técnicas, isto é, sujeição aos modelos e às regras ensinadas nas escolas ou academias de belas-artes;
- Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.


Fonte: Rethalhado do site http://www.historiadaarte.com.br 

Um comentário:

Marcela Araujo disse...

Nossa! Li muita coisa na net e em alguns livros sobre o neoclassicismo e nao encontrei um resumo tao conciso e tao coeso, denso de informacoes. Muitoooo bom. Parabẽns e valeu pela forca. Um Abraco.
Marcela Araujo - Sao Luis- MA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...