CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

19 abril 2011

Sem conservação adequada, réplica da Estátua da Liberdade da Vila Kennedy ameaça cair - Rio de Janeiro

         

       A mais antiga versão brasileira da Estátua da Liberdade, instalada em uma praça na Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio, está prestes a cair - e não será por obra de terroristas antiamericanos. Sem conservação adequada, a escultura exibe rachaduras e infiltrações, como mostra o leitor Alex Belchior.
       "A estátua da Liberdade da Vila Kennedy mostra a triste realidade dos monumentos da Zona Oeste. Nenhum deles foi recuperado pela prefeitura", afirmou o internauta, que recomenda reparos urgentes.
       Produzida pelo mesmo artista da obra americana, o francês Frédéric Auguste Bartholdi, a escultura foi doada ao então governador Carlos Lacerda pelo comendador José Ferreira da Rocha Paranhos para marcar a inauguração da Vila Kennedy. O bairro foi criado para abrigar moradores de 27 favelas desapropriados pelo lacerdismo. As obras receberam investimentos dos EUA e, por esse motivo, o protótipo foi posto na entrada do complexo residencial, que ainda foi batizado com o nome de uma das famílias de políticos mais tradicionais daquele país.
       Segundo o professor do Instituto de Geografia da Uerj e especialista em História do Rio, João Batista Melo, a estátua é um símbolo do posicionamento político do Brasil em relação ao comunismo.
- A Vila Kennedy foi um presente dos EUA para o país. A intenção do governo Kennedy era de garantir que os países latinoamericanos se posicionassem a favor do capitalismo, já que Cuba tinha acabado de apoiar a extinta União Soviética. Para isso, firmaram acordos, garantindo dinheiro. A escultura representou muito nesse momento de definições - esclareceu Melo.
A Secretaria municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconserva) informou que já está em estudo, por meio da Gerência de Monumentos e Chafarizes, um projeto para revitalização da obra, previsto para ser implementado ainda este ano. 

Retalhado do site http://oglobo.globo.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...