Pesquise no blog Rethalhos Culturais

16 abril 2012

Maravilha do Mundo Antigo - Colosso de Rodes

       Considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, o Colosso de Rodes foi uma grande estátua construída na Grécia, próximo do Mar Mediterrâneo. O escultor Carés de Lindos demorou mais de dez anos para concluir o monumento: iniciou em 292 a.C. e só conseguiu terminar em 280 a.C.
       Com 30 metros de altura e cerca de 70 toneladas de peso, a estátua servia como porta de entrada à Ilha de Rodes e representava o deus sol Hélios. Segundo alguns historiadores, as pernas do Colosso ligavam as margens do canal. Em uma das mãos do colosso, havia um farol que servia para iluminar as embarcações noturnas.


       
        Apesar de ser uma bela obra, o Colosso de Rodes só durou 55 anos: um terremoto de grande escala acabou arremessando a estátua no fundo do mar. Sem condições de reerguê-la, os gregos acabaram esquecendo-a . Ela só foi redescoberta no século VII, quando os árabes invadiram o território e decidiram vendê-la como sucata. Para locomover a gigantesca estátua, foram necessários mais de 900 camelos.
        O monumento foi construído em homenagem à retirada das tropas de Demétrio, que herdou de Alexandre parte da Grécia. O imperador macedônio queria conquistar o local, mas acabou sendo expulso. Os armamentos abandonados pelos macedônios serviram para completar a estrutura da estátua.
Dizem alguns especialistas que, após a conclusão da obra, Carés ficou decepcionado com a falta de reconhecimento público de sua estátua e acabou se suicidando de tanto desgosto.
        Recentemente uma arqueóloga alemã, Ursula Vedder, afirmou que na verdade a estátua ficava no grande Monte Smith, e não no porto. Entretanto, sua teoria não é 100% aceita porque ela precisa encontrar mais vestígios da obra em escavações próximas ao monte.
        
         O artista alemão Gert Hof planeja fazer uma reconstrução do Colosso de Rodes com até 100 metros de altura. Ainda não se sabe quando ela será concluída, mas há uma estimativa de que seu custo esteja em 200 milhões de euros.

Fontes:
http://bethccruz.blogspot.com/2009/02/colosso-de-rodes-maravilha-mitica-e.html
http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI2756682-EI295,00-Colosso+de+Rodes+ficava+em+montanha+e+nao+em+porto.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Colosso_de_Rodes
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/sete-maravilhas-do-mundo-antigo/colosso-de-rodes1.php


Por Tiago Ferreira da Silva
Rethalahado de http://www.infoescola.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...