CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

06 outubro 2011

Restauro na Piratinino em fase final - Pelotas/RS

      
     O trabalho de revitalização da caixa d''água da praça Piratinino de Almeida, em Pelotas, uma das únicas no mundo totalmente de ferro, deve estar concluído até o início do próximo mês. Houve atraso na entrega das obras porque o monumento precisou de reparos não previstos no projeto inicial. O restauro começou em dezembro de 2010 e deveria estar pronto em junho.
    Subsidiada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a revitalização envolve as secretarias de Qualidade Ambiental e de Gestão Urbana. Depois de pronta, a caixa d''água da Piratinino voltará a auxiliar no abastecimento da cidade, além de complementar o patrimônio histórico e turístico da região. "Estamos terminando a obra e a previsão é de que seja inaugurada na última semana de outubro ou no início de novembro. Ela está praticamente pronta, mas, quando se trata de restauro, surgem coisas não previstas e, por isso, tivemos que encomendar mais projetos", diz a arquiteta Helenice Couto. Segundo ela, falta concluir um trecho de pavimentação, pintura, parte elétrica e alguns ajustes.
     O minucioso trabalho começou com o desmonte das peças degradadas. Depois, foi feita a demolição de alvenarias construídas fora da originalidade do monumento e retirado o piso, para não ser comprometido. A caixa d''água de ferro fundido recebeu jateamento e teve todas as peças danificadas recuperadas.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...