CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

22 junho 2011

Museu irá resgatar a história de Pelotas

      Na manhã desta terça-feira (21), a criação do Museu da Cidade foi tema em reunião no Casarão Seis da Praça Coronel Pedro Osório. Este foi o terceiro encontro que reuniu os representantes das instituições engajadas na criação do Museu que será instalado no Casarão onde residiu, durante quatro gerações, a família Antunes Maciel.

    O superintendente de Cultura da Secult, Mogar Xavier, salientou que o Museu da Cidade tem como proposta contar a história de Pelotas através da formação étnica do seu povo, reunindo acervos públicos e privados. Xavier ainda destacou que o projeto de utilização do Museu está sendo desenvolvido pelo coletivo.

    Entre os parceiros estão o Museu do Charque, Instituto Histórico e Geográfico de Pelotas, Clube Cultural Fica Ahí, Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas, Memorial Theatro Sete de Abril, Associação Comercial de Pelotas, Associação Rural de Pelotas, Memorial dos Ex-Prefeitos, Museu do Saneamento, Museu da Etnia Francesa, UCPel – Acervo Nelson Nobre, Sociedade Libanesa, Sociedade Italiana, Sociedade Recreativa 15 de Julho, Programa de Rádio: Sempre é Carnaval, entre outros que serão confirmados nas próximas reuniões.

      Numa segunda etapa serão definidos os espaços de ocupação e a terceira etapa será a formatação do regimento interno, o plano  museológico e o decreto de criação. O projeto ainda tem que ser aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e pela Câmara de Vereadores.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...