CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

01 março 2011

PET - CONSERVAÇÃO E RESTAURO UFPel

       
      O Curso de Conservação e Restauro da Faculdade Federal de Pelotas foi agraciado com o Programa Especial de Treinamento. O Grupo PET-CR foi implantado em dezembro de 2010 e é composto por 1 tutora (Francisca F. Michelon), 12 bolsistas (os alunos Adriano Konrath, Arize Araújo Pinheiro, Bruna Lemos Lobato, Caroline Peixoto Pires, Claudia da Silva Nogueira, Fabiane Rodrigues Morais, Juliana Corrêa Vergara, Juliana Bizarro Cascais, Maicon Einhardt Garcia, Marta Rosane Possap Tavares, Michele Martins Afonso, Veronica C. Bilhalba dos Santos) e 1 voluntária (Bianca Servi Gonçalves) são os chamado “petianos”.
       Criado em 1979, esteve, durante 20 anos, sob o acompanhamento e avaliação da Capes, apartir do ano 2000, o Programa passou a ser vinculado à Secretaria de Educação Superior.
       Os integrantes atuarão em conjunto com a docência do Curso de Bacharelado em Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis no desenvolvimento de novas práticas e experiências pedagógicas que integrem Ensino, Pesquisa e Extensão. O PET tem em suas características ações como:

  • Compromisso com o crescimento e consolidação do bacharelado em Conservação e Restauro, pelos caminhos proporcionados pelo próprio currículo;
  • Ampliação dos índices de sucesso dos discentes, diminuindo a evasão e integrando graduandos e os alunos de pós-graduação;
  • Formação profissional sustentada no incremento científico, tecnológico, cultural e humanístico.
  • Proporcionar que os conhecimentos contemplem a pesquisa e a inovação em conservação e restauro de bens culturais móveis e integrados;
  • Facilitar os estudos complementares aos conteúdos curriculares;
  • Promover atividades de extensão abertas ao público e voltadas para a melhoria social, inclusão e reflexão sobre políticas públicas em conservação e restauro.

       Entre as ações do grupo esta projetos de Extensão como: Criação e manutenção do blog do Grupo PET-CR, Políticas públicas e gestão do patrimônio, Conversando sobre Pelotas e Região, Manutenção do Blog do Curso, Museu do Conhecimento para todos, Entrevista com Profissionais da Área e projetos de ensino com Seminário de Avaliação do Curso, Seminário Acadêmico, Calourada e Aula Inaugural.

       Para quem quiser visitar o blog do Grupo PET-CR:

       Site do curso Conservação e Restauro da UFPel:           http://conservacaoerestauro.wordpress.com/

       Para entrar em contato com o grupo é só escrever e-mail para:
pet-cr-escer@hotmail.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...