CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

04 janeiro 2011

Onda de vandalismo toma conta de pontos da cidade de Pelotas/RS




O que deveria ser um belo cartão de boas-vindas para quem chega ao Laranjal pela avenida Rio Grande do Sul tornou-se um retrato do desrespeito com o patrimônio público em Pelotas. Logo na entrada do balneário, o outdoor com a mensagem “Bem-vindo ao Laranjal”, concebido através de um concurso fotográfico realizado pela Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer (STE), aparece rasgado e com marcas de pichações por toda parte inferior.
A situação, embora lamentável, tornou-se comum nos últimos meses em Pelotas. Basta um curto trajeto pela orla da lagoa para perceber os estragos causados pelo vandalismo: lixeiras amassadas, placas de trânsito depredadas, informações turísticas prejudicadas por pixações, bancos de alvenaria quebrados.
Na região do Centro Histórico de Pelotas, o cenário não é diferente. O último caso, na semana passada, foi o incêndio proposital de uma caixa de luz localizada no cruzamento das ruas Lobo da Costa e Andrade Neves, no entorno do Mercado Central. Como resultado, diversas atividades artístico-culturais, que seriam realizadas no largo Edmar Fetter, tiveram que ser canceladas. Segundo o secretário, a presença da Guarda Municipal não é suficiente para barrar a ação dos vândalos. Enquanto isso, pontos turísticos, como o Chafariz das Nereidas, a praça Coronel Pedro Osório e a quadra histórica do Theatro Guarany continuam sendo alvos constantes de depredações.
Rethalhado do Dia´rio Popular
Por: Ricardo Rojas
ricardo@diariopopular.com.br

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...