CONSERVAÇÃO E RESTAURAÇÃO DE BENS CULTURAIS

03 janeiro 2011

Legislativo autoriza traslado do Sentinela Farroupilha



Depois de muita polêmica em torno da remoção e baseado em laudo técnico positivo, emitido pela Secretaria de Cultura local (Secult), o Poder Legislativo publicou nesta quarta-feira (29), a Lei 5.758, que autoriza o Executivo a realizar a remoção do monumento denominado “Sentinela Farroupilha”.

Legislativo autoriza traslado do Sentinela Farroupilha. O monumento, também conhecido como “O Bombeador”, de autoria do reconhecido artista Antônio Caringi, está situado na Praça Vinte de Setembro e será deslocado para as proximidades do Terminal Rodoviário de Pelotas.
Segundo o titular da Secult, Mogar Pagana Xavier, o referido monumento já esteve exposto na Zona do Porto, tendo sido trasladado para seu atual local. Para que seja retirado da Praça Vinte de Setembro e ocupe seu espaço definitivo nas imediações do Terminal Rodoviário, Mogar explica que será necessário que sua Secretaria desenvolva os projetos paisagístico (paisagismo propriamente dito e iluminação cênica) e arquitetônico, além de orçar e aprovar estes projetos. Tão logo esta etapa seja vencida se faz necessário o processo licitatório para buscar uma empresa especializada na remoção e nas ações de desmontagem do monumento em seu atual local e montagem no novo.

Rethalhado do site: pelotas.com.br
Fotógrafo: Divulgação

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...