Diego Rodríguez de Silva y Velázquez
Nascido
em Sevilha, a 6 de Junho de 1599 —faleceu em Madrid , 6 de Agosto de
1660. Foi um pintor espanhol e principal artista da corte do Rei Filipe
IV de Espanha.
Filho de um advogado de nobre ascendência portuguesa, Velázquez levou o prenome do avô paterno que, em 1581, deixou Portugal (era originário do Porto) para se instalar com sua esposa em Sevilha. A mãe era de origem sevilhana. Foi um artista tecnicamente fantástico, e na opinião de muitos críticos de arte, insuperável pintor de retratos.
Filho de um advogado de nobre ascendência portuguesa, Velázquez levou o prenome do avô paterno que, em 1581, deixou Portugal (era originário do Porto) para se instalar com sua esposa em Sevilha. A mãe era de origem sevilhana. Foi um artista tecnicamente fantástico, e na opinião de muitos críticos de arte, insuperável pintor de retratos.
Velázquez
não queria ser reconhecido, só como pintor, tinha também objectivos de
ascensão social, queria estar envolvido com a corte real. Foi então que o
sogro, conseguiu através de um amigo, o então conde-duque de Olivares,
com que pudesse executar um retrato do rei Filipe IV.
O seu ingresso na corte foi o primeiro passo para cumprir seus objectivos dentro da pintura e de sua vida social. Tinha um recurso único que era a permissão de poder visitar sempre que quisesse o acervo real de obras-primas.
O seu ingresso na corte foi o primeiro passo para cumprir seus objectivos dentro da pintura e de sua vida social. Tinha um recurso único que era a permissão de poder visitar sempre que quisesse o acervo real de obras-primas.
As
meninas, obra-prima de Velasquez está hoje no Museu do Prado. Ao centro
pode-se ver a infanta Margarida Teresa de Habsgurgo filha de Filipe IV
acompanhada de suas damas de companhia, dos seus criados e de uma anã e
uma criança que mexe com um cão. Já no canto esquerdo, vê-se um auto -
retrato de Velázquez, em cuja veste percebemos a cruz da Ordem de
Santiago, que foi incluída na tela somente após sua morte. Os reflexos
do rei e da rainha da Espanha surgem num espelho atrás da infanta. Acima
do retrato há dois quadros do acervo do palácio e, mais ao fundo, um
homem entra em cena e movimenta a cortina, trazendo mais luminosidade à
tela.
A partir da década de 1950, Picasso decidiu reinterpretar de todas as
formas imagináveis algumas obras que o obcecaram durante toda a vida. A
mais célebre é certamente a série de 44 pinturas baseadas em “As
Meninas”, de Velázquez. Várias versões de Picasso, muitas delas expostas
extensivamente no Museu Picasso, de Barcelona.
Rethalhado de : http://aprendemos-mikasmi.blogspot.com/2009/01/diego-rodrguez-de-silva-y-velzquez.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário